O câmbio automático está cada vez mais popular. Embora pareça, ele não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso saber utilizá-lo da maneira certa. A sua principal diferença é a ausência do pedal de embreagem na comparação com o convencional. Na prática, isso significa que só o pé direito irá se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador. Aprender a forma correta de usá-lo garante mais segurança e durabilidade ao sistema.
Iremos dar algumas orientações, mas a principal dica é a leitura do manual do usuário para se familiarizar com cada tipo de sistema. Embora possam ser parecidos, cada carro funciona de um jeito.
A primeira informação a ser colocada em prática diz respeito ao momento de ligar o automóvel. Para acionar a ignição, é preciso antes pisar no pedal do freio para liberar o engate e mudar o câmbio da posição P (de estacionamento) para a posição D (dirigir) e só, então, soltar o freio de mão.
Também há peculiaridades para engatar a marcha à ré (comando R): o carro deve estar totalmente parado e, antes de acionar o comando R, deve-se apertar o botão de travamento, um mecanismo de segurança para evitar acidentes.
Esses cuidados são importantes para diminuir o risco de danos ao sistema de câmbio automático. Jamais deve-se engatar o P com o carro em movimento. Fazendo isso, corre o risco de dar trancos no sistema de transmissão. Esse tipo de conduta pode comprometer a vida útil do sistema de transmissão.
Ao subir ladeiras muito íngremes e com o carro muito carregado, o condutor deve engatar manualmente a marcha 1 ou L (reduzida), que é a marcha de maior força do automóvel. Na situação contrária, quando o motorista estiver descendo uma ladeira muito longa, ele deve manter o câmbio sempre na posição D, que mantém acionado o chamado freio do motor.
Entenda o que significa cada um dos comandos do câmbio automático:
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha à ré. Essa função é acionada com o auxílio de um botão acoplado de câmbio.
N – Neutral: e o neutro, o popular “ponto morto”. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo, cabendo ao motorista acelerar e frear.
4 – 3 – 2 – 1 (L): posições que permitem o bloqueio das marchas. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, impede que o veículo troque as marchas automaticamente.